quarta-feira, janeiro 19, 2005

Máquinas fotográficas

A maior parte das pessoas que, nos dias de hoje, decide comprar uma máquina fotográfica seguramente olha para as suas especificações. Por exemplo:

- Tipo: Câmara Digital de 8 Megapixels
- Resolução: Número total de pixels: 8.3 Milhões e Número efectivo de pixels: 8.0 Milhões
- Interfaces: USB (Mini-B) e Saída A/V (NTSC/PAL)
- Ecrã LCD: TFT LCD 2.0" a cores - 235.000 pixels
- Dimensões CCD: 2/3"
- Visor: EVF 0.44", 235.000 pixels
- etc....

Mas, e aquelas verdadeiras máquinas que os nossos pais tinham? O que é feito delas?

Possivelmente caíram no esquecimento de muita gente...

Mas não caíram no meu esquecimento nem no esquecimento da minha mulher...

Fomos (ou melhor, foi ela) descobrir em casa do pai dela uma dessas máquinas...

Como a máquina já tem uma certa idade, decidimos fazer uma limpeza da mesma...

1ª tentativa: "Ah... Já não temos ninguém a trabalhar connosco que faça esse serviço. Mas pode ir a Lisboa a um sítio onde nós mandamos limpá-las. É de confiança..."

2ª tentativa: "Ah... Agora já ninguém tem dessas máquinas. Mas olhe.... Vá à Amadora que nós temos lá uma pessoa de confiança... Peça é orçamento..." (desculpem lá mas se é de confiança e vamos indicados por alguém que íamos referir ainda temos que pedir orçamento?)

3ª tentativa (e aquela que estava ali mesmo à mão): O meu pai...

Claro que, sendo ele, da mesma geração do meu sogro, saberia (dentro do possível) efectuar a tal "limpeza"...

Ficarei à espera da máquina (já "limpinha") para poder começar a fazer as minhas fotografias...